A rastreabilidade é uma exigência do mercado externo, que garante a origem e a qualidade da carne exportada. Essa necessidade não se refere somente ao mercado externo, mas comprova a segurança alimentar para o próprio consumidor brasileiro. Rastrear significa registrar toda a história de um animal por meio de identificação. A identificação é feita através de sistema aceito pelo serviço de rastreabilidade da cadeia produtiva de bovinos e bubalinos – SISBOV.

PARA QUE SERVE A RASTREABILIDADE?

Para oferecer segurança alimentar aos consumidores, em função do conhecimento da origem dos produtos e dos processos utilizados na sua elaboração. Para reduzir riscos de saúde publica pela localização geográfica de zoonoses. Para oferecer segurança sanitária aos rebanhos pecuário permitindo que enfermidades sejam rapidamente rastreadas e combatidas. Por se tornarem menos sujeitos as instabilidades de mercados os produtos rastreados são muitos valorizados tornando-se mais competitivos.

PORQUE RASTREAR O GADO BRASILEIRO?

O mercado internacional tem exigido informações sobre a carne comercializada e garantia de procedência do produto consumido. A tendência do mercado interno também é de cobrar dados sobre a origem e a trajetória do produto. Portanto, o produtor rural interessado neste mercado deve-se adequar à nova tendência.

QUAIS AS VANTAGENS DA RASTREABILIDADE PARA O PRODUTOR?

Com a melhoria no controle sanitário o produto é mais valorizado no frigorífico e bem vindo em mercado nacional e internacional. Fica mais fácil também para controlar os estoques da sua propriedade, avaliando custos e resultados.